terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um documentário que curto é o Palavra (en)cantada. É sobre muitas coisas, mas principalmente sobre o casamento da música com essa outra besteira, a palavra, e de como essa união se dá na música popular brasileira, nossa herança dos trovadores hibéricos, poesia etc etc.
Neste momento, a poesia pra mim é uma linguagem, ou seja, um jeito específico para se dizer as coisas que se quer dizer.
É, a primeira vista, uma linguagem que parece ser infinita, mas que tem limites muito sutis, que quando percebidos, revelam um grande poeta que, sem saber, os buscava há décadas.

João Cabral, Augusto de Campos, Paulo Mendes Campos e Manoel de Barros, a meu ver, cada um de seu jeito, encontrou com as limitações da linguagem e resolveu este problema foi na forma gráfica da coisa. Mestres do desenho mental, eu gosto pra caralho de sempre me perder em suas poesias, não sei se por não conseguir distinguir os contornos do que é palavra do que é imagem, ou se é por ainda querer pensar tudo de forma racional e de forma lógica.
Por um outro caminho eu vejo o Vinícius, Baden, Luis Gonzaga, Chico, Itamar Assumpção, Lenine e todo um movimento do rap, usando a música como estrutura interna da poesia.
Sei que essa discussão é velha, poesia e letra de música e bla bla bla.
Não sei se essa divisão que fiz em minha cabeça é justa, principalmente, pois, todos eles, hora ou outra, transitam pelos chãos que não são os seus, já que aquela infinitude poética que anima qualquer poeta amador, nunca é de fato superada.
Sem falar que meus preferidos encontraram de cada lado um limite diferente, e acabaram encontrando um outro caminho, sei lá, se pá pra cima. Cortázar, Leminski, Guimarães, Mutarelli, Oswald, etc.
Até.
Logo em breve vocês descobrem porque to falando tanta coisa desconexa e usando esse título.

2 comentários:

  1. leeeeeeeeeeo!
    você deletou seu face? seu chines sujo! pelo menos não to te achando! maaaas, queria falar com você, então penseeei.. O BLOG! hahahah, você não abandonaria o blog né? mas então, vi que vc passou na unicaaaaaamp, parabeeens! nada que me surpreenda na verdade! hahahaah, bom, e agora, como falo com vc? tá tudo bem por ai? se cuidaaaaaa, e mande noticias, sei lá.. um sinal de fumaça.. !

    ResponderExcluir
  2. Ou laricaaaaaaa
    haa quanto tempo!
    Então, na real é só um tempo que dei de face...logo menos eu volto!!
    Viuque fita, no fim agente tenta sair da unicamp mas aquela porra nunca sai da gente! heheh
    Então, podemos nos falar por email é leocuririm@gmainl.com
    dia 27 volto praí, vamo sair de role!
    é nói!!!

    ResponderExcluir